ÁREA CLINICA
PSICOTERAPIA INFANTIL: Ludoterapia – Acompanhamento psicológico infantil, realizado através de jogos, brinquedos e material expressivo.
PSICOTERAPIA INDIVIDUAL OU GRUPO: Atendimento psicológico para crianças, adolescentes e adultos mediante sessões com frequência mínima de uma vez por semana, visando trabalhar os conflitos e a problemática afetiva emocional do indivíduo.
TERAPIA FAMILIAR E CASAL: Atendimentos psicológicos com a finalidade de desenvolver atividade de apoio à família ou casal.
PSICOLOGIA ESCOLAR E PSICOMOTORA. Avaliação e acompanhamento de alunos com dificuldade ou transtorno de aprendizagem, orientação a pais, professores e equipe pedagógica.
NEUROPSICOLOGIA
Avaliação Neuropsicológica – consiste em uma investigação minuciosa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa, com o intuito de se identificar algum comprometimento funcional neurológico, bem como as áreas preservadas.
Intervenção Neuropsicológica – Estimulação Cognitiva – Processo através do qual se estimulam as funções cognitivas (atenção, memória, planificação de atividades, resolução de problemas) de modo a melhorar o desempenho das capacidades. – Reabilitação Neuropsicológica – Tem como objetivo a estimulação cognitiva global, através de intervenção terapêutica das áreas deficitárias como tratamento principal ou complementar.
ASSESSORIA ORGANIZACIONAL
ASSESSORIAS E TREINAMENTOS: Atuando em empresas, com soluções para várias questões do ambiente corporativo.
DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS: Atividade voltada para a formação e preparação de recursos humanos e sua participação na vida e nas decisões das organizações.
ASSESSORIA PARA SERVIÇOS VOLTADOS À LEI DE COTAS (Lei 8.213/91)
Diagnóstico Corporativo para Contratação de Trabalhadores com Deficiência
Acessibilidade Física:
Visando o sucesso do projeto de Inclusão, nossa equipe realiza uma análise completa de acessibilidade física em todos os espaços da sua empresa, com base nas normas técnicas da ABNT (NBR 9050).
Acessibilidade Tecnológica:
Com o mesmo principio de priorizar a autonomia, indicamos à sua empresa os recursos tecnológicos necessários para que a Pessoa com Deficiência possa executar atividade a ele proposta. Através do diagnóstico das necessidades de cada profissional de acordo com as suas funções no cargo.
Comunicação:
Desenvolvimento de identidade visual do programa de inclusão, campanhas específicas de divulgação e plano de comunicação para suporte às etapas do programa.
Sensibilização das Equipes e Gestores: Preparamos sua empresa para fazer a inclusão da Pessoa com Deficiência através de palestras que dentre outras questões trabalhamos a Desmistificação da deficiência. Explorar as crenças, mitos e preconceitos;Trabalhar resistências;Criar uma expectativa positiva no grupo.
Mapeamento de Cargos:
Levantamento da compatibilidade dos cargos e atividades realizadas pela empresa com os tipos de deficiência contemplados na Lei de Cotas. Este estudo tem por objetivo orientar a direção da empresa quanto às possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência nos diversos setores e funções existentes na empresa, indicando cargos/funções de melhor custo benefício para a organização.
Análise de Cargos e Funções:
Este estudo contempla a análise e avaliação dos postos de trabalho, cargos e as funções previamente determinados pela empresa ou verificados na visita técnica, visando avaliar tecnicamente as condições que possibilitem assegurar a compatibilidade da deficiência com a atividade, do ponto de vista da ergonomia e saúde ocupacional.
Processo de Recrutamento e Seleção:
Esta etapa do processo de Inclusão é a atratividade e recrutamento de profissionais com deficiência com o perfil levantado na Análise de Cargo e Função.
Inicia-se uma ação para divulgação da vaga em nossos canais de comunicação e também uma busca em nosso Banco de Dados.
Treinamento da Equipe de RH:
Com o objetivo de facilitar o processo de inclusão de Pessoas com Deficiência na sua empresa, criamos um treinamento específico para a área de RH. Este treinamento comporta o detalhamento do processo de inclusão, de entrevistas e captação de candidatos, legislação, informação sobre os tipos de Deficiência enquadrados pela legislação, visando a maior capacitação dos profissionais para lidarem com este público.
Treinamento da Área Médica/Segurança do Trabalho:
Este trabalho tem como objetivo esclarecer a Lei de Cotas do ponto de vista da área de medicina do trabalho, abordando informações sobre os tipos de deficiência enquadrados pela legislação e procedimentos médicos e administrativos para enquadramento.
Acompanhamento Pós-Contratação/ Plano de Retenção:
Esta fase compreende ações focadas na retenção, bem-estar e qualidade de vida do colaborador com deficiência contratado, objetivando que este trabalhador possa obter os conceitos inclusivos e corporativos, adequados para sua adaptação no ambiente de trabalho. Acompanhamento nos 3 primeiros meses de contratação
Avaliação Neuropsicológica Específica:
Avaliação do ponto de vista neurofuncional para elaboração de parecer psicológico para o enquadramento de deficiência intelectual segundo o Decreto 5.296 de 02 de Dezembro de 2004.
AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL
Serviços de Avaliação Psicossocial visando o cumprimento de NRs 33 e 35
O Ministério do Trabalho e Emprego incluiu na CLT as Normas Regulamentadoras, que desde abril de 2015, exigem a Avaliação Psicossocial, sendo que as empresas passaram a aderir não somente pela prevenção, mas também como forma de cuidar da saúde dos seus funcionários. E algumas destas normas são a NR33 e NR35, para trabalho em espaço confinado e trabalho em alturas (acima de 2 m do nível do solo) respectivamente.
A Avaliação Psicossocial é uma ferramenta realizada pelo profissional psicólogo, utilizada para analisar a situação individual de cada trabalhador, verificando se os riscos psicossociais estão interferindo na qualidade e segurança do trabalho.
A Avaliação Psicossocial tem como objetivo realizar uma análise crítica, histórica pessoal e ocupacional do trabalhador, através de testes específicos que fornecem dados qualitativos e quantitativos do trabalhador que já atua ou que irá atuar em atividades que exigem além de conhecimento técnico, prática ou experiência, mas também condições de um bom funcionamento emocional para que riscos ou morte sejam evitados.